O Projeto

A Fundação AEP encontra-se a desenvolver um projeto estruturante para o País, designado por Empreender 2020 – O Regresso de uma Geração Preparada, que tem por objetivo estimular o espírito empreendedor no seio da diáspora portuguesa, com o foco dirigido aos jovens qualificados que se recentemente deixaram o País em busca de um futuro diferente.

O projeto responde a uma estratégia clara de criar as condições necessárias para o seu regresso e incorporação dos seus níveis de conhecimento no tecido empresarial, nomeadamente através da criação de empresas inovadoras e competitivas, sustentadas numa rede de networking à escala internacional.

OBJETIVOS
DO PROGRAMA

  1. Realizar um levantamento exaustivo do capital humano detentor de elevadas competências, técnicas e educativas;
  2. Avaliar o potencial de retorno desse capital humano e o estimar o seu impacto no desenvolvimento económico do País;
  3. Identificar as condições que favoreçam esse retorno e desenhar cenários concretos de atuação com vista ao regresso desta geração;
  4. Debater um modelo de desenvolvimento capaz de acolher esta geração;
  5. Promover a capacitação dos agentes e dos potenciais empreendedores para o empreendedorismo;
  6. Divulgar oportunidades de empreendedorismo qualificado e criativo, e reforçar o relacionamento empresarial na Diáspora;
  7. Criação de uma rede internacional de informação e suporte a estes empreendedores;
  8. Desenvolver um programa de apoio aos empresários que se encontram espalhados em diversas geografias;

ATIVIDADES

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL

Elaboração de um estudo diagnóstico, com vista à caracterização do público-alvo, sendo este composto pelos jovens qualificados que saíram do País nos últimos cinco anos à procura de melhores oportunidades. Pretende-se avaliar com rigor vertentes tais como: "quem são? O que fazem? Que competências possuem? Quais as perspetivas de regresso e em que condições? Quais as suas capacidades empreendedoras?" e se "estão disponíveis para capitalizar o seu conhecimento na criação de novas empresas de valor acrescentado para o País?".

MODELO PROSPETIVO DE DESENVOLVIMENTO

Construção de uma proposta de estratégia, que permita avaliar a capacidade do País para o eventual acolhimento destes jovens, perante as expetativas identificadas em diferentes esferas ou domínio de intervenção, alinhando a definição das políticas e a oferta de programas de estímulo e apoio ao empreendedorismo.

EMPOWERMENT & AWARENESS

Realização de sessões de capacitação, através de debates públicos e workshops, promovendo a reflexão e a capacitação para o empreendedorismo, assim como a disseminação de outputs do projeto, envolvendo todas as partes na sua devida apropriação e divulgação. Realização de uma Conferencia Internacional, agregando os representantes da diáspora e os principais atores públicos e privados, que permitam ampliar o impacto da temática do empreendedorismo desta geração.

OUTLOOK EMPREENDER 2020

Criar um conjunto de ferramentas e mecanismos que permitam aos jovens aumentar o seu conhecimento sobre as oportunidades de negócio em Portugal, de forma a estabelecer contactos e pontos de ligação, numa perspetiva de rede de informação, suportadas numa plataforma eletrónica e num serviço especializado de procurement.

PROGRAMA ELEVAR O SEU NEGÓCIO 4.0

Disponibilizar um conjunto de serviços de apoio e assessoria aos empresários portugueses sedeados em diversas geografias, com vista a replicar ou escalar o seu negócio em Portugal, através da criação de novas empresas.

O Empreender 2020 é um projeto da Fundação AEP apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – "Sistema de Apoio a Ações Coletivas", com um investimento elegível de 868.228,89 euros, financiados em 737.994,56 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional